Avanços no tratamento de insônia e TDAH no Brain 2025
Avanços no tratamento de insônia e TDAH no Brain 2025

Avanços no tratamento de insônia e TDAH no Brain 2025

Geriatria
Psiquiatria
Neurologia
Pediatria

Publicado em 23 de junho de 2025

Brain 2025 reuniu especialistas para debater insônia e TDAH

A cidade de Fortaleza (CE) foi palco do Brain 2025, o Congresso de Cérebro, Comportamento e Emoções. Trata-se de um dos eventos mais prestigiados da América Latina na área da neurociência e saúde mental.

Ao longo de quatro dias, mais de 5 mil médicos, entre neurologistas, psiquiatras, psicólogos, geriatras e neurocientistas, reuniram-se para debater os desafios e avanços de diversos tratamentos das mais variadas condições neurológicas, dentre as quais a Apsen aprofundou o debate nas temáticas da insônia e do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Dr. Luis Méndez durante simpósio sobre TDAH no Brain 2025, congresso de saúde mental com presença da Apsen

A Apsen valoriza a educação médica e a inovação científica e, por isso, esteve presente no Brain 2025, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de junho, com uma programação dedicada a essas duas importantes condições de saúde que impactam a qualidade de vida e o dia a dia de muitos brasileiros.

Avanços no tratamento da insônia

No dia 19 de junho, o simpósio promovido pela Apsen, “Repensando o tratamento da insônia: como desprescrever as drogas Z’s”, reuniu cerca de 600 médicos interessados em atualizar suas práticas. O debate foi conduzido pelo neurologista e professor Alan Eckeli (USP de Ribeirão Preto), uma das maiores autoridades em Medicina do Sono no Brasil, que apresentou novas diretrizes da Academia Brasileira do Sono (ABS) e estratégias seguras para desprescrição, um tema fundamental para os especialistas atuais frente aos desafios ocasionando pelo uso desenfreados das drogas Z.

Manejo atualizado do TDAH

No dia seguinte, 20 de junho, a atomoxetina e outras abordagens para o TDAH foram o foco do simpósio “Atomoxetina na prática clínica: percepções do tratamento para TDAH”. Conduzido pelo Dr. Luis Méndez, psiquiatra e psiquiatra infantil (México), o evento reuniu 700 médicos e trouxe reflexões práticas e evidências atualizadas sobre o manejo farmacológico e os impactos do tratamento a longo prazo.

Experiência imersiva e engajamento com o conhecimento
Além das sessões científicas, a Apsen ofereceu um estande interativo que integrou gamificação e conteúdos sobre a linha de Sistema Nervoso Central (SNC). Também foram promovidas as campanhas “TDAH Levado a Sério” e “Trate Bem o Sono”, reforçando o compromisso da empresa em proporcionar educação médica continuada e ampliar a conscientização sobre a saúde mental.

Equipe da Apsen presente no Brain 2025 durante ações voltadas à saúde mental e TDAH

Área restrita
Acesse à área restrita e tenha acesso a outros materiais voltados para a prática médica. Faça o login e aproveite.