Fibromialgia: a importância do cuidado que vai além da prescrição
Fibromialgia: a importância do cuidado que vai além da prescrição

Fibromialgia: a importância do cuidado que vai além da prescrição

Reumatologia
Clínica Geral

Publicado em 22 de julho de 2025

A dor da fibromialgia não é invisível. Ela se impõe sobre a vida dos pacientes, principalmente mulheres, com intensidade e persistência. O que a ciência já sabe, os médicos conhecem bem: trata-se de uma síndrome crônica complexa, com impactos físicos, psíquicos e sociais profundos.

Mas o que ainda merece ser amplificado é a importância do cuidado ampliado, contínuo e empático: um cuidado que começa no consultório, mas não termina nele.

A dor da fibromialgia exige um olhar integral

“Fibromialgia não é invenção. Não é da cabeça do paciente”, afirma o Dr. Drauzio Varella no conteúdo produzido em parceria com a campanha “Saúde que nos move”, da Apsen. Drauzio reforça que é preciso combater o estigma que ainda recai sobre esses pacientes. A dúvida sobre a legitimidade da dor muitas vezes retarda o diagnóstico, compromete a adesão ao tratamento e afeta diretamente a saúde mental dos acometidos.

Estudos indicam que cerca de 80% dos pacientes com fibromialgia relatam sintomas de ansiedade e depressão - não como causas, mas como consequências do sofrimento persistente, da fadiga, da perda de autonomia e da incompreensão social.

Para o médico, isso exige escuta e acolhimento: “O paciente com fibromialgia precisa ser ouvido com atenção. Ele vem de uma jornada difícil, muitas vezes desacreditado. Validar seu relato já é terapêutico.”

Neste episódio do DrauzioCast, o dr. Drauzio Varella conversa com o ortopedista dr. André Tsai para esclarecer tudo sobre o assunto: o que é fibromialgia, possíveis causas, sintomas mais comuns e opções de tratamento disponíveis.

Assista ao episódio completo aqui:
DrauzioCast #231 | Fibromialgia

Apsen: parceria no cuidado com base em evidências

Ao lado dos profissionais de saúde, a Apsen reforça seu compromisso com o cuidado baseado em ciência e empatia. Como indústria farmacêutica que investe em soluções para dor crônica e doenças reumatológicas, nos colocamos como parceiros estratégicos dos médicos, não apenas no desenvolvimento terapêutico, mas também na atualização contínua e na escuta das necessidades da prática clínica.

A compreensão da fibromialgia enquanto condição multifatorial, que exige tratamento interdisciplinar, aponta para a necessidade de ações integradas: educação continuada, acesso à informação confiável e ferramentas que apoiem o médico na gestão de casos complexos.

A atualização como ferramenta de cuidado

Muitos pacientes chegam ao consultório com informações desencontradas sobre a fibromialgia, o que exige, por parte do médico, ainda mais habilidade comunicativa. A forma como o diagnóstico é transmitido, por exemplo, pode impactar diretamente a relação com a doença e a adesão ao tratamento.

“Informação de qualidade pode salvar uma relação terapêutica”, diz Drauzio.

Cuidado compartilhado: o futuro da medicina centrada no paciente

A fibromialgia nos convida a reconhecer que dor, saúde mental e qualidade de vida caminham juntas. E isso exige mais do que medicamentos: exige articulação entre profissionais, redes de apoio, escuta ativa e acesso à ciência atualizada.

A Apsen acredita em uma medicina que valoriza essa escuta e que entende que estar ao lado do médico também é cuidar.

Área logada

Acesse aos conteúdos médicos, estudos, atualizações sobre as mais diversas especialidades terapêuticas e muito mais na área exclusiva para profissionais da saúde, aqui no Sala VIP. Cadastre-se e aproveite!